21.9.09

Integrando o calendario do Gnome com o Google Calendar

Como recentemente tive que reinstalar o Linux do meu note, tive que refazer varias configurações. Uma delas era a integração do gnome-calendar com a minha agenda do google.


Como utilizo o sunbird para adicionar eventos no google calendário e ele não tem integração direta com o gnome, basta configurar o evolution-webcal para acessar sua agenda e mostrar o eventos igual a imagem abaixo (Fig.1)


Primeiro acesse sua conta do google-calendário no lado esquerdo no campo "Minhas agendas" click em "configurações", em "configurações da agenda" na aba "Agendas" clique no nome da agenda que você deseja acessar. Em "Detalhes da agenda" existe um campo chamado "Endereço privado", aperte o botão "ICAL", copie o endereço que aparecera na tela.
Agora abra um terminal e execute o seguinte comando.
$ /usr/lib/evolution-webcal/evolution-webcal "endereço-agenda-ICAL"

Substitua "endereço-agenda-ICAL" pelo endereço copiado do google-calendário, configure de quanto em quanto tempo ele vai atualizar o calendário e escolha um cor para a exibição. Apos isto já estará funcionando.
Quando chegar a hora de um evento ele aparecera automaticamente na tela sem precisar mantes o sunbird aberto.
Para finalizar como ultima dica adicione o calendário de feriados nacionais através deste link da mesma forma que fizemos anteriormente.

Até a próxima e seja livre.

Referencias

http://wlnelson.blogspot.com

Um comentário:

Francis disse...

(evolution-webcal:14568): Gtk-WARNING **: Não foi possível localizar a ferramenta de temas no module_path: "pixmap",